terça-feira, maio 10, 2005

Star Wars - O Épico do Sexo


Eu sei que vou arder no inferno, mas também vou de consciência tranquila, ao menos fiz tudo que estava ao meu alcance para arder em grande estilo.
Tudo isto porque começou a febre à volta do último tomo da série Star Wars que vai estrear entre nós (será mesmo o último?).

Eu podia fazer uma grande dissertação em como a saga gira à volta do mundo das drogas, da razão do Yoda ser verde resultar da quantidade astronómica de crack que a criatura fumou, de como o império luta para controlar o cartel etc. Mas não já houve muito boa gente que o fez e bem melhor do que eu.
O meu ponto de vista é outro. Para mim Star Wars é uma saga sobre sexo, mas as ideias estão muito veladas, é tudo muito simbólico, tudo muito zen, ninguém percebe mas está lá tudo…



Comecemos pelo Luke Skywalker (confesso que a cena jedi e o conceito dos samurais no espaço nunca foi um bom ponto de partida….mas enfim), que é um jovem que vive num planeta árido com os tios. O rapaz passa o tempo a ajudar o “tio” na agricultura e a fazer engenhocas num atelier; ora a questão que aqui se põe é que o planeta é um deserto autêntico e se repararem bem não existe horta nenhuma, a lógica é que o rapaz é escravo sexual dos “tios” e usa o seu atelier onde constrói várias coisas sem utilidade, de modo a afastar a cabecinha dos constantes bombansos!

Depois o tio e ele compram dois andróides, e a primeira coisa que o Luke faz é dar um banhinho de óleo ao C3PO (os traumas repetem-se, e o abusado torna-se abusador), enquanto o R2-D2 projecta um vídeo de uma gaja chamada princesa Leia. E se pensarem bem é o Luke que escolhe e pede ao tio para ele comprar o R2-D2, ora o robozito não fala manda uns bleeps e uns assobios, é o perfeito pau para toda a obra.
Mas eis que aparece um novo personagem, o Obi Wan Kenobi, que depois de ter sido fortemente abusado pelo Darth Vader (já lá vamos!), decide iniciar o jovem rapaz na arte de usar o “sabre de luz”. Já lhe ouvi chamar muita coisa mas sabre de luz deve ser uma cena muito late 70's.
E qual é a primeira coisa que o Obi Wan faz quando conhece Luke? Leva-o a ele e mais os dois andróides para a caverna dele (Hello! Alarm Bells are ringing!) e ensina-o a manejar o sabre de luz que era do pai do Luke. O luke fica muito impressionado com o sabre, e o Obi Wan ensina-o ainda a usar a força (a usar o sabre á força?).
Acontece que os tios de Luke são mortos pelas forças Imperiais num churrasco interplanetário; e Luke, os dois andróides e o velho são obrigados a abandonar o planeta natal.
E qual é então o primeiro sitio onde o Obi Wan leva Luke ? A um bar....e que bar! E se bem me recordo do filme, não me lembro de ver mulheres naquele bar! Aquilo era mais o principe real a altas horas da noite.
Ora nesse mesmo bar o velho e o puto conhecem dois contrabandistas (pois! pois!): Han Solo e Chewbacka (uma espécie de lobisomem com problemas de dicção) que passam a vida a viajar pelo espaço numa nave a cair de podre (subitamente "Ana_e_o_pastor_alemão.avi" veio-me á cabeça!) em busca de aventuras. Os dois decidem ajudar o velho, o Luke e os dois robots a encontrar e salvar uma tal de princesa Leia, que entretanto se encontrava prisioneira do Imperador (tipo um daqueles gajos que vão á TVI com voz distorcida e cara pixelizada) que por sua vez vivia feliz com um gajo asmático vestido á dominatrix- Darth Vader (uma cena gay sadomaso).
O salvamento não iria ser fácil porque a princesa estava cativa numa espécie de bola de berlin gigante que é controlada pelo Imperador e por Vader. Mas nem tudo fica perdido e os nossos heróis conseguem entrar na bola para resgatear Leia.
É então que o Imperador precente mais um velho (Obi Wan) no galinheiro e manda Darth Vader matá-lo. Os dois defrontam-se numa luta de sabres (novamente não vou comentar) e Obi Wan acaba por morrer nas mãos de Darth Vader, enquanto Luke chora pela perda do seu novo tio.

Entretanto Luke e Han conseguem salvar a tal princesa, mas o Imperador ao ver a pujança do jovem fica com ciúmes. È que o gajo aguentar com o velho Obi Wan ainda era aquela, agora com um homem mais novo que lhe podia roubar o brinkedo Vader...isso não! Então o malvado Imperador manda Vader seduzir Luke para o lado negro da força (reparem o "lado negro da força"...vamos analizar! onde é ke a força é negra? resposta: onde o sol não brilha. E onde é ke o sol não brilha? resposta: no.....bem vcês sabem).
Mas Darth Vader bem tenta seduzir Luke para "o lado negro da força", mas Luke sabia no seu intimo que tinha chegado a altura de marcar uma posição, porque essa história de lhe empurrarem as fezes para dentro já tinham os dias contados...Tinha chegado a altura de ser ele a empurrar as fezes para dentro aos outros.
É então no calor da batalha entre os dois que Darth Vader diz: "Luke ê sôu o tê pai !" mas o rapaz fica piurso da vida e rejeita o pai, e este corta-lhe a mão direita..."Não queres brincar comigo, também já não brincas mais com o teu sabre de luz" (mais edipiano que isto é impossível).
Mas tudo acaba bem Luke consegue sobreviver, usa a força, salva a princesa e destrói a bola de berlin gigante disparando um missil para um pequeno buraco (novamente sem comentários!). Eu podia dissertar em como a Bola de Berlin gigante era na verdade um óvulo e que o missil era um.....Mas não isso fica para outra ocasião !

Sem comentários: