sexta-feira, dezembro 21, 2007
O Exército Dourado de Hellboy
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Hobbit 2010
Sobre o facto de Peter Jackson não comandar as hostes a partir da cadeira de realizador, Ken Amis, manager do cineasta, avança uma justificação: “Peter won't be directing because he felt the fans have waited long enough for The Hobbit. It will take the better part of every day of the next four years to write, direct and produce two 'Hobbit' films. Given his current obligations to both The Lovely Bones and Tintin waiting for Peter, Fran, and Phillippa to write, direct and produce The Hobbit would require the fans wait even longer”.
quarta-feira, dezembro 19, 2007
A Voz da Música de Casa
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Nazis do Demo
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Welcome to the Podridão
Depois do Fracasso
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Depois de Matrix
quinta-feira, dezembro 06, 2007
A Ovelha Negra do Baralho de Cartas
Eis a capa da revista Empire para o próximo mês de Janeiro. Em boa hora surge, seja pelo natal à porta ou pela animada discussão entre Indiana Jones e Batman - tal como o nosso caro Alvy, também eu estou em pulgas para a chegada do novo Batman, como, por outro lado, as palavras do Nuno Antunes relativas a Indy sejam para mim uma verdade absoluta.
Sem mais divagações, aqui se encontram algumas palavras de Mark Dinning, editor da revista, face a esta fantástica capa:
As our world exclusive cover image attests, The Dark Knight's incarnation of The Joker promises to be one of the greatest, most ruthless, evil and downright terrifying movie criminals of all time.
Or, in the words of the man playing him, Heath Ledger, "a psychopath, a sociopath, a cold-blooded, mass-murdering clown". There are many characters who will make 2008 a year of cinema to remember, but from the look of it as well as the sound of it, in our on-set interview with The Dark Knight's key players none will make a more indelible impact. July 25, 2008 can't come soon enough!
quinta-feira, novembro 29, 2007
Indiana
quarta-feira, novembro 28, 2007
Superstar do Demo
segunda-feira, novembro 26, 2007
sexta-feira, novembro 23, 2007
As Três Mães de Argento
quarta-feira, novembro 21, 2007
Ainda a Fotografia a Preto e Branco
A história tem a sua génese em Holly Golightly (A.Hepburn), uma jovem e linda mulher de Nova York que está decidida a mudar a sua vida casando com um milionário. Só que a sua vida muda radicalmente quando conhece Fred (George Peppard), um escritor frustrado que vive sustentado pela amante, e que vai confrontar Holly com ela mesma e com os seus objectivos de vida.O grande mérito de Edwards reside na concepção de um romance urbano, simultâneamente clássico e belo. Por vários momentos, dada a construção do luxo imaginário da personagem de Hepburn, somos presenteados com uma direcção de arte deslumbrante, que se confunde com a negritude da realidade de Nova York. Por outro lado, é óbvio que a personagem de Hepburn é a de uma prostituta de luxo, mas isso só nos é dado a perceber nas entre linhas de forma muito delicada, ao que ajuda o facto desta ser caracterizada como uma mulher extremamente dócil e sonhadora. Nunca vemos maldade no seu projecto de vida, pelo contrário, simpatizamos imediatamente com o porquê dos seus sonhos.
terça-feira, novembro 20, 2007
Esperteza Saloia
Uma Fotografia a Preto e Branco
sexta-feira, novembro 16, 2007
(Ainda) Quem é Mario Bava?
terça-feira, novembro 13, 2007
Quem é Mario Bava?
O jovem Bava segue então o pai para tudo o que é rodagem, investe na aprendizagem da composição visual das imagens em cinema, e assume uma carreira de director de fotografia até 1960. A reputação de Bava por esta altura, era a de um génio em efeitos ópticos e especiais, tendo sido recrutado pelo mais variado naipe de realizadores tais como: Paolo Heusch, Riccardo Freda, Jacques Tourneur e Raoul Walsh.È neste preciso momento da sua carreira, que ao trabalhar com o realizador do filme I Vampiri (1956), este zanga-se com o produtor, a cadeira de realizador fica vaga e Bava assume a execução da maior parte do filme e sua conclusão. Nos filmes de Mario Bava há quase sempre uma trama labiríntica por onde os seus personagens precisam tentar guiar-se, quase sempre uma conspiração, um mistério desconhecido que os vai levando um a um. Há sempre um personagem que é o grande manipulador, e Bava nunca esconde que o maior de todos eles é o próprio cineasta, guiando os seus personagens e público a um fim que lhe parece inevitável. Este posicionamento de cima sobre o que é narrado é algo que Bava herdou do cinema clássico (vale lembrar que enquanto os investigadores de Dario Argento são quase sempre apenas curiosos, os protagonistas de Bava estão presos a inevitáveis intrigas familiares). O que diferencia M.B. deste cinema é uma necessidade de tematizar esta herança, de colocar o seu próprio cinema em questão, mas ao mesmo tempo manter-se fiel a ele, pois não há aqui aquele revisionismo onde o realizador constrói um distanciamento irónico a fim de desmascarar os clichés do gênero. Mario Bava foi um cineasta, director de fotografia e autor impar no cinema pulp italiano, especialista em criar atmosferas verdadeiramente fantásticas e com muito poucos recursos, vejamos Terrore Nello Spazio, Diabolik, Tre Volti Della Paura, Maschera Del Demonio e o seminal Sei Donne per l'Assassino.
segunda-feira, novembro 12, 2007
De Niro vs Pacino
sexta-feira, novembro 09, 2007
The Talking Cure
terça-feira, novembro 06, 2007
Shia - Arrested - LaBeouf
in Dias de Criswell
segunda-feira, novembro 05, 2007
Arrufo de Comadres
"I’ve told Paul Haggis that he was an asshole basically for doing that. [Laughs.] And so have many other people. It’s very disrespectful, not only to me, but to J.G. Ballard, who wrote the book Crash in 1973. It’s considered a dark classic. And I made my movie [in 1996] based on his book in a very respectful way. Haggis just co-opted the title, and he knew what he was doing".
terça-feira, outubro 30, 2007
Absolutamente Magnífico
domingo, outubro 28, 2007
Ne Le Dis a Personne
Chama-se Ne Le Dis a Personne e é um dos candidatos do Palhacinho a filme do ano, apesar de ter estreado em Portugal com 1 ano de atraso. Este é o segundo filme de Guillaume Canet e foi a bomba atómica do cinema francês em 2006, abarbatando 4 Cesars e arrebatando a crítica francesa, sempre muito selectiva. A história que conta? Bem, essa nós...Não diremos a ninguém!!!
sábado, outubro 27, 2007
2009: O Ano da Revolução (parte 1)
Avatar é um épico de ficção científica e vai só vai estrear no Verão de 2009. A grande originalidade é que esta longa-metragem será totalmente filmada num novo formato digital a três dimensões, para ser visto também nesse formato nas salas de cinema. O valor estipulado para o orçamento é de 400 milhões de dolares.
quinta-feira, outubro 25, 2007
Depois dos Enésimos CSI
in Deuxieme
quarta-feira, outubro 24, 2007
Do Fundo do Baú
Dante 1.0 de Marc Caro
Com Dante 1.0, Caro regressa á cadeira do realizador, após 12 anos de outros ofícios igualmente ligados á meca do cinema. Este último filme do realizador promete ser visualmente deslumbrante, ou não fosse ele o responsável pelo look de Vidocq e La Cité des Enfants Perdus, conta uma história sci-fi, daquelas como já não se fazem.
No espaço profundo, nos confins da galáxia, um novo prisioneiro chega ao hospital psiquiátrico Dante 1.0. Este prisioneiro é o único sobrevivente de um encontro com uma força alienígena inimaginável...O resto será para descobrir.
quarta-feira, outubro 17, 2007
O regresso de "A" Gaja
terça-feira, outubro 16, 2007
O Julgamento será Julgado
O Julgamento será a sua sexta longa-metragem e apresenta-nos um thriller centrado em três velhos amigos que reencontram alguém que acreditam ser um antigo agente da PIDE responsável pela morte e tortura de um antigo companheiro nos anos 70. É vos familiar? A nós sim! Efectivamente, recuando ao ano de 1994, Roman Polanski realizou um filme chamado Death and the Maiden, adaptado da peça homónima de Ariel Dorfman, que contava a história de Paulina, uma mulher que após a queda da ditadura identifica pela voz o homem que a torturou e a violou, quando ela fazia militância política. Paulina decide então "julgá-lo", apesar dos protestos do marido, que considera sua atitude precipitada além do facto do acusado alegar inocência.
Writing credits(in alphabetical order)
Izaías Almada (ideia)
Vicente Alves do Ó (argumento)
João Nunes (argumento)
Perante isto procede-se ao acto de julgar!
segunda-feira, outubro 15, 2007
R.I.P. Premiere
quarta-feira, outubro 10, 2007
SUKIYAKI WESTERN DJANGO
O filme foi totalmente rodado no japão, tendo o realizador (vá-se lá saber porquê) insistido que o filme fosse falado em inglês. Ora se vos dissermos que a maioria dos actores, que entram no filme, não sabem falar a dita lingua o caos estaria instalado, mas nada que um realizador prolífico e desenrascado como Miike não conseguisse resolver. O argumento foi escrito num inglês fonético (em português seria "Áu áre iu mai meite") de modo a facilitar o trabalho e evitar de ter de se mandar os actores todos para a escolinha. O resultado poderia ter sido desastroso, mas o facto é que não é, este é um dos melhores filmes do autor de Audiction desde o seu muito afamado Ichi The Killer. É um filme de um humor corrosivo, espertalhão, brutalmente violento e intencionalmente kitch.
É um filme que foi feito de propósito para ser uma obra de culto, e que surprendentemte o consegue ser a todos os niveis. Só não o tentem ver sem legendas, porque o pessoal aqui fala em inglês com sotaque nipónico, o que se torna um verdadeiro inferno descodificar o que eles dizem. O Trailer anda por aqui.