sábado, janeiro 10, 2009

Maravilhoso

Se justiça for feita, Gran Torino será nomeado para os Oscares na categoria de melhor filme de 2008, Clint Eastwood será nomeado para melhor actor; e arrebatará os dois prémios! E que não fiquem margem para dúvidas, estamos perante o estado de graça de Eastwood, e a sua melhor obra em anos.
No ano em que estreia duas obras de uma acentada só, como já vem sendo hábito, o realizador presenteou-nos este ano com Changeling e Gran Torino. Em Changeling estamos perante uma grande produção, com nomes sonantes da meca do cinema. Em Gran Torino temos um pequeno, grnade filme, que vai impressionar mais, mas bastante mais que o seu irmão.
Desde há muito que as obras de Eastwood se tornaram sinónimo de qualidade, mas com esta obra, estamos a falar de cinema de autor numa outra dimensão completamente diferente. Nunca o realizador esteve tão próximo da prefeição, de outros tantos autores que admira como Kurosawa e mesmo Kitano.
Gran Torino é um clássico imediato, mostra a força e porque não pujança dos 79 anos de Eastwood, a provar que continua a ser o realizador mais importante dos EUA.

Sem comentários: