 Este é o ano das adaptações Manga para cinema no Japão. O muito antecipado 20th Century Boys, que prevê-se ser qualquer coisa de avassalador, e o já aqui comentado K-20 igualmente com excelente aspecto. Mas o aspecto não é tudo, e assim se espera que doa os dedos a argumentistas ardilosos.
Este é o ano das adaptações Manga para cinema no Japão. O muito antecipado 20th Century Boys, que prevê-se ser qualquer coisa de avassalador, e o já aqui comentado K-20 igualmente com excelente aspecto. Mas o aspecto não é tudo, e assim se espera que doa os dedos a argumentistas ardilosos.sábado, agosto 30, 2008
Dois Blockbusters Japoneses a Estrear
 Este é o ano das adaptações Manga para cinema no Japão. O muito antecipado 20th Century Boys, que prevê-se ser qualquer coisa de avassalador, e o já aqui comentado K-20 igualmente com excelente aspecto. Mas o aspecto não é tudo, e assim se espera que doa os dedos a argumentistas ardilosos.
Este é o ano das adaptações Manga para cinema no Japão. O muito antecipado 20th Century Boys, que prevê-se ser qualquer coisa de avassalador, e o já aqui comentado K-20 igualmente com excelente aspecto. Mas o aspecto não é tudo, e assim se espera que doa os dedos a argumentistas ardilosos.2081: Everyone Will Finally Be Equal
 Baseado na short story de um dos mais influentes autores do século - Kurt Vonnegut - chegará em breve ás salas de cinema mais selectas da Europa o filme 2081: Everyone Will Finally Be Equal.
 Baseado na short story de um dos mais influentes autores do século - Kurt Vonnegut - chegará em breve ás salas de cinema mais selectas da Europa o filme 2081: Everyone Will Finally Be Equal.quinta-feira, agosto 28, 2008
sexta-feira, agosto 22, 2008
Épico Tailandês
Bom Remake
 A nossa história começa em 2001! Era uma vez um pequeno filme, que foi feito sem grandes recursos e pretensões comerciais, mas que inesperadamente tornou-se num dos filmes mais rentáveis da história do cinema coreano.
A nossa história começa em 2001! Era uma vez um pequeno filme, que foi feito sem grandes recursos e pretensões comerciais, mas que inesperadamente tornou-se num dos filmes mais rentáveis da história do cinema coreano.  My Sassy Girl é hoje também um remake americano. O que com as últimas incursões de Hollywood em refazer o que os nossos amigos asiáticos já fizeram e bem, poderia ser perigoso ou mesmo mau. O remake americano do filme de Jae-young Kwak é uma versão fiel do original, embora mais light e Pop, resultando de forma bastante satisfatória e com interpretações, que não impressionando, são precisas e competentes.
My Sassy Girl é hoje também um remake americano. O que com as últimas incursões de Hollywood em refazer o que os nossos amigos asiáticos já fizeram e bem, poderia ser perigoso ou mesmo mau. O remake americano do filme de Jae-young Kwak é uma versão fiel do original, embora mais light e Pop, resultando de forma bastante satisfatória e com interpretações, que não impressionando, são precisas e competentes.Se não viram o original - o rei das comédias românticas asiáticas - aconselhamo-vos vivamente a versão americana. E sem querer revelar nada da história dizemos apenas isto...Se David Fincher (Seven, Fight Club) fizesse uma comédia romântica seria esta! E mais não escrevemos, porque este é para descobrir.
quinta-feira, agosto 21, 2008
Hellboy & O Exército Dourado
 
 Aos 21 anos, Del Toro assume o papel de produtor executivo do seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho (1986). Por dez anos, trabalhou como supervisor de maquilhagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no inicio dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, onde viria a aprender as bases de como fazer filmes. O seu primeiro sucesso foi Cronos (1992), filme assombroso que ganhou nove prémios no México e se tornou um sucesso em Cannes no mesmo ano. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme em Hollywood, de nome Mimic (1997), sobre o qual haveria pouco a dizer, se não fosse o cunho pessoal do cineasta e o reconhecimento daquelas que viriam a ser as suas marcas de autor: a predilecção por espeços fechados e um certo fundo de fábula que viria a imprimir em todas as suas obras.
No entanto, após ficar decepcionado com o fraco resultado do filme, regressa ao México, onde tinha maior liberdade criativa, formou a sua produtora - The Tequila Gang - e conquistou a crítica com o inteligentíssimo El Spinazo Del Diablo, uma história de fantasmas passada na época da Guerra Civil Espanhola. Del Toro voltou a Hollywood em 2002, para dirigir Blade 2, e mais tarde, Hellboy (2004).
 Em 2007 conquistou o mundo com a sua obra prima até á data - O Labirinto do Fauno - filme de fantástico e com uma temática em muito semelhante ao seu predecessor El Spinazo Del Diablo. Foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro, em 2007, pelo filme O Labirinto do Fauno.
Em 2007 conquistou o mundo com a sua obra prima até á data - O Labirinto do Fauno - filme de fantástico e com uma temática em muito semelhante ao seu predecessor El Spinazo Del Diablo. Foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro, em 2007, pelo filme O Labirinto do Fauno. Com Hellboy & O Exército Dourado, Del Toro prepara-se para conquistar gregos e troianos, pois conseguiu aquilo que nenhum outro filme de BD conseguiu até hoje, abordar o conceito de família aplicado ao super herói. Filmes como X-Men e o Quarteto Fantástico, sempre andaram a rondar esta ideia, sem nunca ter verdadeiramente coragem de a assumir e concretizar. Em Hellboy 2, o realizador dá-nos uma história de super heróis na forma de uma fábula, onde existe algo que não conseguimos bem explicar, que não é palpável e visivel no ecrã, onde a acção e os tiros e os murros são postos em segundo plano e assumem um papel pouco relevante.
 Sejamos honestos não é um novo Labirinto do Fauno, nunca o poderia ser, nem é essa a intenção do realizador. É sim um filme de BD muito inteligente, que nos dá aquilo que queremos e esperamos ver num filme do género, mas dá-nos algo mais que o espectador habitual destas fitas não está á espera e que pode não compreender. Essa coisa tem um nome e é alma.
Sejamos honestos não é um novo Labirinto do Fauno, nunca o poderia ser, nem é essa a intenção do realizador. É sim um filme de BD muito inteligente, que nos dá aquilo que queremos e esperamos ver num filme do género, mas dá-nos algo mais que o espectador habitual destas fitas não está á espera e que pode não compreender. Essa coisa tem um nome e é alma.Entretanto Del Toro já se deixou seduzir e aceito dirigir o The Hobbit, juntamente com Peter Jackson, que terá data de estreia para prevista para 2011.
terça-feira, agosto 19, 2008
O Livro Da Morte
 A adaptação do mais famoso Manga para cinema, bateu todos os recordes em 2006. As filas para comprar os bilhetes para a estreia chegaram a ser de Km, e os nossos amigos nipónicos tiveram todas as razões para o fazerem. Death Note parte I & II foi o mind fuck de 2006, é visceralmente viciante e só ficamos saciados quando vemos o último frame.
A adaptação do mais famoso Manga para cinema, bateu todos os recordes em 2006. As filas para comprar os bilhetes para a estreia chegaram a ser de Km, e os nossos amigos nipónicos tiveram todas as razões para o fazerem. Death Note parte I & II foi o mind fuck de 2006, é visceralmente viciante e só ficamos saciados quando vemos o último frame. O surpreendente sucesso dos filmes, que viriam a render 8 mil milhões de ienes nas bilheteiras japonesas levou a que depressa fosse anunciada a produção de um spin off, com base na personagem de L. Nakata Hideo, que tem estado nos EUA a traduzir horror japonês para as audiências americanas, foi chamada para dirigir. Os dois filmes foram editados em DVD no Japão com um número recorde de um milhão de cópias a ser lançado inicialmente no mercado.
O surpreendente sucesso dos filmes, que viriam a render 8 mil milhões de ienes nas bilheteiras japonesas levou a que depressa fosse anunciada a produção de um spin off, com base na personagem de L. Nakata Hideo, que tem estado nos EUA a traduzir horror japonês para as audiências americanas, foi chamada para dirigir. Os dois filmes foram editados em DVD no Japão com um número recorde de um milhão de cópias a ser lançado inicialmente no mercado.
A acção do segundo filme inicia-se imediatamente após os acontecimentos do final do primeiro, seguindo-se a uma breve montagem destinada a avivar a memória do espectador. Os filmes foram planeados como uma única unidade narrativa, pelo que optei por tratá-los desse modo. Se tiverem a oportunidade – e quatro horas e meia disponíveis –, recomenda-se uma sessão dupla.
O melhor de «Death Note» decorre do entusiasmo com que os cineastas exploram as regras do jogo, tornando a intriga cada vez mais complexa, mas também mais interessante. O entusiasmo é partilhado pelo espectador que se deixar prender pela premissa. 
domingo, agosto 17, 2008
Feios Porcos e Maus
 Giacinto é o patriarca de uma família de cerca de 20 pessoas, vivendo todas na mesma barraca de um dos bairros de lata de Roma. Despótico, alcoólico e obcecado com o sexo, a grande preocupação de Giacinto é proteger o seu milhão de liras, a indemnização que lhe foi dada pela perda de um olho, da cobiça dos seus familiares, que tudo vão fazer, mesmo envenenar-lhe o spaghetti, para meter as mãos no dinheiro. Uma muito negra comédia grotesca em que ninguém é inocente. Um comentário político muito ousado sobre a decadência da sociedade ocidental. Uma prestação memorável de Nino Manfredi.
Giacinto é o patriarca de uma família de cerca de 20 pessoas, vivendo todas na mesma barraca de um dos bairros de lata de Roma. Despótico, alcoólico e obcecado com o sexo, a grande preocupação de Giacinto é proteger o seu milhão de liras, a indemnização que lhe foi dada pela perda de um olho, da cobiça dos seus familiares, que tudo vão fazer, mesmo envenenar-lhe o spaghetti, para meter as mãos no dinheiro. Uma muito negra comédia grotesca em que ninguém é inocente. Um comentário político muito ousado sobre a decadência da sociedade ocidental. Uma prestação memorável de Nino Manfredi.sábado, agosto 16, 2008
terça-feira, agosto 12, 2008
Eles Andem Aí
 A época de 80 foi os anos de ouro para John Carpenter. Obras de referência tais como Escape From New York, Christine, Prince of Darkness, Big Trouble in Little China e muitas mais, povoam as memórias cinéfilas de muitos rapazinhos (e algumas meninas também sejamos honestos), cuja idade rondará hoje os trinta e pouco.
A época de 80 foi os anos de ouro para John Carpenter. Obras de referência tais como Escape From New York, Christine, Prince of Darkness, Big Trouble in Little China e muitas mais, povoam as memórias cinéfilas de muitos rapazinhos (e algumas meninas também sejamos honestos), cuja idade rondará hoje os trinta e pouco.O filme They Live de 1988 parte de um pressuposto metafórico, de que a humanidade é controlada por "Eles"; e "eles" são os políticos, as autoridades, a aristrocacía e a classe média e média alta não fazem parte "deles", mas querem fazer a todo o custo (um pouco como os trepadores sociais, que tudo fazem para aparecerem nas revistas cor de rosa). O sacríficio, esse está nas classes sociais mais baixas.
 
 Os filmes de John Carpenter, sempre soberam ser duas coisas em simúltaneo: por um lado entertenimento puro e simples; e por outro crítica social e/ou sobre a pressão que o social exerce sobre a psique do Homem. O filme acerca do qual hoje escrevemos é perfeito exemplo disso, e é pena que filmes contemporâneos que cativam a audiência como Hostel, Rec e afins, não sintam a responsabilidade de questionar o espectador acerca do que está a ver, coisa que Carpenter sempre soube fazer.
sábado, agosto 09, 2008
sexta-feira, agosto 08, 2008
Obra Prima
quarta-feira, agosto 06, 2008
Confirmações Oficiais
terça-feira, agosto 05, 2008
Coming Soon
 Desta vez viajamos até ao Japão. O filme chama-se K-20: Kaijin Nijû Mensô Den e narra a história de um super-herói que personifica o espírito de Robin Hood. A história passa-se num mundo alternativo, num futuro próximo, onde cerca de 90% do sistema de saúde é controlado pela aristrocacía. O nosso personagem rouba aos ricos para dar aos pobres (familiar?) e tem um passado de acrobata de circo (muito bom!). Ora o rapaz foi acusado e preso injustamente e acaba por fugir da sua cela para tentar encontrar o verdadeiro vilão e limpar a sua honra com a ajuda de uma bela detective que também se encontra na mira do famigerado mau da fita.
 Desta vez viajamos até ao Japão. O filme chama-se K-20: Kaijin Nijû Mensô Den e narra a história de um super-herói que personifica o espírito de Robin Hood. A história passa-se num mundo alternativo, num futuro próximo, onde cerca de 90% do sistema de saúde é controlado pela aristrocacía. O nosso personagem rouba aos ricos para dar aos pobres (familiar?) e tem um passado de acrobata de circo (muito bom!). Ora o rapaz foi acusado e preso injustamente e acaba por fugir da sua cela para tentar encontrar o verdadeiro vilão e limpar a sua honra com a ajuda de uma bela detective que também se encontra na mira do famigerado mau da fita.sábado, agosto 02, 2008
Coming Soon

Neuromancer, de William Gibson, é uma das mais famosas obras de ficção científica e ganhou os três principais prémios do género aquando da sua publicação: Nebula Award, Hugo Award e Philip K. Dick Memorial Award.
O produtor Peter Hoffman decidiu passar ao acto com a adaptação da obra para cinema, depois de um dos seus projectos - The Winter Queen - com realização de Paul Verhoeven, ter sido adiado em virtude da gravidez da atriz Milla Jovovich, protagonista do filme.
Joseph Kahn, realizador de videoclips que teve a sua estreia em cinema com uma bosta (desculpem, mas não há outra maneira de dizer!) chamada Torque (2004), será o realizador de Neuromancer.
Sinceramente! com tanto cineasta brilhante que anda para aí, e que provavelmente venderia a alma ao diabo para rodar o filme, lá houve um espertalhão que entregou a empreitada a um tarefeiro sem provas dadas. William Gibson merecia uma atenção mais cuidada (é só um desabafo!)
 
 


