sexta-feira, novembro 13, 2009

Top 5 movies do Palhacinho

Estamos deveras bastante contentinhos com os filmes deste mês, sobretudo porque ansiavamos sofregamente deitar as mãos a dois deles Thirst de Chan-wook Park e o supercool Black Dynamite de Scott Sanders que emula o génerno Blaxploitation. Passemo então ás hostilidades:
1º Thirst (2009, Chan-wook Park)
Do realizador de Sympathy for Mr. Vengeance, Oldboy, Lady Vengeance e Joint Security Area, chega-nos o muitíssimo cabaz de natal que é Thirst. Estamos perante uma reintrepretação do filme de vampiros, inspirado na novela francesa Therese Raquin de 1867 por Emile Zola, e que grande regresso é este. É um filme que ou se gosta ou se odeia e no nosso caso simplesmente adoramos.
2º Black Dynamite (2009, Scott Sanders)
Quando Holywood atravessava uma grande crise de criatividade, os anos 70 vieram trazer uma lufada de ar fresco com os filmes de terror da época e o cinema de género. Filmes como Shaft, Superfly, Across 110th Street e The Avenging Disco Godfather fizeram a meca do cinema descobrir que podiam fazer dinheiro com filmes com um elenco exclusivamente constituido por actores negros. O filão foi esticado ao máximo dando a origem a filmes muito maus e ao termo Blaxploitation. Black Dynamite é uma homenagem a esses filmes com todos os seus clichés, com uma história levada do catano, uma banda sonora inspiradissima, um grande heroi negro como já não viamos á muito. E sobretudo é uma paródia feita com muitíssimo respeito ao género.
3º Goemon (2009, Kazuaki Kiriya)
É o regresso efusivo do realizador Kazuaki Kiriya que contava até á data com uma única obra chamada Casshern, e basta porque é um primeiro filme fantástico. Com Goemon surge uma nova adaptação de um Manga, que conta a história de uma espécie de Robin dos Bosques armado de ninja. Excelente fotografia, guarda roupa e direcção de arte.
4º Mesrine L'Instict de Mort (2009, Jean-François Richet)
O filme de Jean-François Richet é dividido em duas partes, contando a história real do gangster Jacques René Mesrine, da sua ascensão á sua queda. Excelente direcção de arte e de actores e um grande Vincent Cassel, naquele que é até agora o papel da sua vida.
5º The Proposal (2009, Anne Fletcher)
Filme veiculo para Sandra Bulock e a estrela em ascensão Ryan Reynolds. È divertido, não sendo hilariante e é uma comédia romântica que vai de "A" a "B" sem grandes surpresas e sobressaltos.

Sem comentários: