quinta-feira, agosto 21, 2008

Hellboy & O Exército Dourado

Hellboy está de regresso novamente pela mão do cineasta de culto Guillermo Del Toro. Criado pela sua avó católica, Del Toro desenvolveu interesse por cinema aquando da sua adolescência. Anos mais tarde, desenvolve uma especial apetência pelo mundo dos efeitos e maquilhagem com Dick Smith (que trabalhara em O Exorcista e em várias curtas metragens).
Aos 21 anos, Del Toro assume o papel de produtor executivo do seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho (1986). Por dez anos, trabalhou como supervisor de maquilhagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no inicio dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, onde viria a aprender as bases de como fazer filmes. O seu primeiro sucesso foi Cronos (1992), filme assombroso que ganhou nove prémios no México e se tornou um sucesso em Cannes no mesmo ano. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme em Hollywood, de nome Mimic (1997), sobre o qual haveria pouco a dizer, se não fosse o cunho pessoal do cineasta e o reconhecimento daquelas que viriam a ser as suas marcas de autor: a predilecção por espeços fechados e um certo fundo de fábula que viria a imprimir em todas as suas obras.
No entanto, após ficar decepcionado com o fraco resultado do filme, regressa ao México, onde tinha maior liberdade criativa, formou a sua produtora - The Tequila Gang - e conquistou a crítica com o inteligentíssimo El Spinazo Del Diablo, uma história de fantasmas passada na época da Guerra Civil Espanhola. Del Toro voltou a Hollywood em 2002, para dirigir Blade 2, e mais tarde, Hellboy (2004).
Em 2007 conquistou o mundo com a sua obra prima até á data - O Labirinto do Fauno - filme de fantástico e com uma temática em muito semelhante ao seu predecessor El Spinazo Del Diablo. Foi nomeado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro, em 2007, pelo filme O Labirinto do Fauno.

Com Hellboy & O Exército Dourado, Del Toro prepara-se para conquistar gregos e troianos, pois conseguiu aquilo que nenhum outro filme de BD conseguiu até hoje, abordar o conceito de família aplicado ao super herói. Filmes como X-Men e o Quarteto Fantástico, sempre andaram a rondar esta ideia, sem nunca ter verdadeiramente coragem de a assumir e concretizar. Em Hellboy 2, o realizador dá-nos uma história de super heróis na forma de uma fábula, onde existe algo que não conseguimos bem explicar, que não é palpável e visivel no ecrã, onde a acção e os tiros e os murros são postos em segundo plano e assumem um papel pouco relevante.

Sejamos honestos não é um novo Labirinto do Fauno, nunca o poderia ser, nem é essa a intenção do realizador. É sim um filme de BD muito inteligente, que nos dá aquilo que queremos e esperamos ver num filme do género, mas dá-nos algo mais que o espectador habitual destas fitas não está á espera e que pode não compreender. Essa coisa tem um nome e é alma.
Entretanto Del Toro já se deixou seduzir e aceito dirigir o The Hobbit, juntamente com Peter Jackson, que terá data de estreia para prevista para 2011.

Sem comentários: