quarta-feira, setembro 03, 2008

The Sparrow

Se pensarmos nos cineastas mais influentes da nova vaga do cinema de Hong Kong, Johnny To encabeça a lista sem sombra de dúvida. O final dos anos 90 trouxe uma nova lufada de ar fresco ao cinema de HK, com obras como Infernal Affairs, no entanto a promessa de realizadores como Alan Mak e Andrew Lau, viriam a tornar-se meras promessas, se pensarmos nos desastres que foram The Flock e afins.


Johnny To é definitivamente o autor que não tem deixado de surprender, com os seus inventivos filmes e técnica de rodar, disso são exemplo o magistral Exiled e Breaking News. O realizador tem sabido gerir a sua carreira de forma eficaz, mudando de género em cada filme, mas deixando sempre impresso as suas imagens de marca. O filme Sparrow é um perfeito exemplo disso, é uma comédia romântica ao estilo do cinema americano dos anos 50, mas é também uma autêntica carta de amor a Hong Kong. O filme está a concurso na Berlinale (Festival de Cinema de Berlim) e é um dos fortes candidatos ao urso de ouro.
Para o futuro, e como realizador hiperactivo que é, Johnny To tem um mega projecto em mãos, o remake da obra prima de Jean Pierre Melville - Le Cercle Rouge. Tem a produção de John Woo, sendo assumidamente o filme da sua vida, e conta com um elenco internacional encabeçado por Brad Pitt. Vénia ao mestre...Vénia!

Sem comentários: