sexta-feira, outubro 03, 2008

Clássico para o Fim de Semana

Abel Ferrara é o eterno enfant terrible do cinema independente norte americano. È um cineasta que não faz concessões, não cede á máquina de hollywood, que por seu lado o quer ver bem distante e quieto no seu canto. É sobretudo um autor com uma legião de fieis seguidores e colaboradores, eternamente apaixonados pela cidade que o viu nascer - Nova Iorque.
O cinema de Ferrara não é fácil, longe disso, obras como o fabuloso The Funeral, e a sua obra prima máxima até á data The Addiction, são filmes desconcertantes, complexos, mas simultaneamente adictivos e inebreantes.

O filme The King of New York é talvez um dos seus filmes mais acessiveis, com uma esquemática muito próxima do thriller policial, é um filme de culto fabuloso daqueles nota 10. Desprovido das temáticas filosóficas niilistas de The Addiction, e do enredo eliptico de The Funeral, King of New York é uma excelente introdução ao universo do autor e conta com uma história que vos vai deixar pouco espaço para respirar. É o seu filme de maior sucesso comercial, e um thriller brutal com todas as imagens de marca do autor e com o seu actor fétiche, o grande...grande Christopher Walken.
Entretanto prepara-se para rodar a prequela, desta feita sem Christopher Walken. A prequela de The King of New York, desenrola-se nos anos 70, época de caos absoluto na Big Aplle e terá o titulo de The Last Crew. Ainda não há nomes confirmados no elenco do projecto.

Sem comentários: