terça-feira, outubro 21, 2008

Dois Thrillers Para Todos os Gostos

Esta semana regressamos com duas propostas semelhantes no género, mas muito distintas no estilo. Em primeiro lugar temos Transsiberian, uma produção espanhola, com um dos melhores produtos que o país tem para exportar em termos de representação - Eduardo Noriega. Com um elenco internacional, que conta com Woody Harrelson e Ben Kingsley, Transsiberian é o nome do comboio que faz a ligação entra a china e a Russia, e onde se irá desenrolar um bastante bem conseguido jogo de gato e rato entre os nossos protagonistas. Estamos perante um thriller onde o suspense e a intriga se sobrepõe a eventuais cenas de acção (quase...mesmo nulas), sendo este um daqueles filmes que vai beber ao classicismo do género, na escolha dos planos e na gestão de espaço e tempo. Com isto asseguramo-vos que serão duas horas muito bem passadas.
A outra proposta vai para Taken, protagonizado por Liam Neeson e com a realização de Pierre Morel. Aqui a história é pautada por 90 minutos de acção trepidante, com um enredo que está lá para suportar as cenas de acção, mas sem cair totalmente no vazio. È um excelente filme de acção puro e duro, uma espécie de nova versão do filme Commando (esse mesmo), daqueles que seguem a lógica de A a B, sem grande espaço para contemplar as falhas. Liam Neeson é convincente no papel de pai (agente do governo retirado) cuja filha é raptada num país estrangeiro, ao qual ele terá de se deslocar para a resgatar.
Se tiverem de escolher entre um e outro nós facilitamos. Transsiberian é um thriller que toma o seu tempo, exigindo muito mais do espectador. Taken é 90 minutos de entretenimento puro e duro, sem grandes pretensões de nos fazer pensar. Agora escolham (não resistimos ao trocadilho!)

Sem comentários: