segunda-feira, novembro 21, 2005

V

V de Vingança foi publicado originalmente entre 1982 e 1983 a preto e branco pela editora britânica Warrior, mas não chegou a ser finalizado. Em 1988, incentivados pela DC Comics, Moore e Lloyd retomaram a série e concluíram-na com uma edição colorida. A série completa foi republicada nos EUA pelo selo Vertigo da DC e no Reino Unido pela Titan Books.
O enredo situa-se no futuro, numa realidade em que um partido fascista ascendeu ao poder após uma guerra nuclear. A semelhança com o regime Nazi é inevitável devido ao facto do governo ter o controle sobre os média, á existência de uma polícia secreta e campos de concentração para minorias raciais e sexuais. Existe também um sistema de monitorização feito por câmaras nos moldes do filme "1984", de George Orwell. (Na época, quando a obra foi escrita, o CCTV ainda não existia tal como o é nos dias de hoje em Inglaterra).
A história começa após o fim do conflito político, com os campos de concentração desactivados e a população complacente com a situação, até que surge "V" — um terrorista que se auto-proclama anarquista, veste uma máscara de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele inicia então uma elaborada e teatral campanha para derrubar o governo fascista.
A adaptação cinematográfica chega ás salas brevemente...por isso veremos se chega aos calcanhares da bd

Sem comentários: