sexta-feira, novembro 23, 2007

As Três Mães de Argento

Em 1977 o realizador de cinema italiano Dario Argento estreava aquela que ainda hoje é considerada a sua obra prima - Suspiria. O filme de Argento marcou a história do cinema italiano, foi dos primeiros do autor a ter estreia nos E.U.A., e com grande recepção da crítica. A obra é nada mais que um conto de fadas para adultos, inspirado nas cores do technicolor, Argento recria um ambiente devedor a Alice no País das Maravilhas. As cores no filme desempenham um aspecto fundamental, onde abundam as cores primárias e um design de sonho, fortemente inspirado no movimento art noveau.
Sensivelmente 3 anos mais tarde estreia Inferno (1980), que seria a continuação de Suspiria e da saga das três mães. Com Suspiria tivemos o reinado de Mater Suspiriorum e Inferno conta-nos a história de Mater Tenebrarum.
Vinte anos depois de Inferno, Dario Argento conclui a sua trilogia iniciada com Suspiria há exactamente 30 anos atrás. La Terza Madre (2007) é a conclusão da saga e podemos adiantar-vos que é um filme de Argento como não víamos há muito...muito...tempo! Ha! E já vos dissemos que este último tomo da trilogia é com a filha do realizador Asia Argento?....Se calha é melhor dizer que este último filme da trilogia é com a filha do realizador Asia Argento?....Á terceira não esquecem que este último é com a filha do realizador Asia Argento!!! Assim estamos conversados.

Sem comentários: