quinta-feira, abril 24, 2008

Os Estúdios Shaw Brothers

Os estúdios Shaw Brothers dos irmãos Shaw, Sir Run Run Shaw & Runme Shaw, são uma parte fundamental da história do cinema chinês. Os seus filmes, que vão desde as artes marciais e kung fu, à ópera Huangmei, passando pela comédia, marcaram desde a década de 40 até aos nossos dias o cinema chinês “made in” Hong Kong, na altura ainda colónia britânica, separada do “mainland”. A verdade é que sessenta anos do actual cinema chinês foram moldados por esta dupla de irmãos, tanto em termos de indústria - os Estúdios Shaw são a maior companhia produtora de filmes de Hong Kong – como da própria estética dos géneros dominantes na produção chinesa. Realizadores como Lau Kar-leung e Chang Chen, ou o mais conhecido King Hu, construíram as suas carreiras e a sua fama graças aos irmãos Shaw. King Hu é lembrado por filmes como “Come Drink With Me” de 1966, onde inovou o género ao dirigir um filme de artes marciais diferente daqueles feitos por Chang Chen, uma vez que colocava mulheres no papel de protagonista principal, que centra a sua história num romance, em vez de mera acção e lutas.
Os anos dourados das produções Shaw foram, sem sombra de dúvida, os anos 60/70 do século XX, quando começaram a produzir de modo intensivo os filmes de artes marciais que rapidamente invadiram os mercados mundiais com êxito retumbante. Os estúdios criaram algumas das maiores estrelas do cinema chinês da altura, como são Lin Dai e Li Han Hsiang, actores e realizadores que passaram quase toda a sua carreira a trabalhar para os irmãos Shaw. Se os Shaw e o seu império cinematográfico familiar, tiveram uma enorme influência no cinema de Hong Kong, mas também no cinema chinês no seu conjunto, a sua evolução é um espelho das vicissitudes sociais e históricas da China contemporânea.

Mas seria em 1958 que os irmãos Shaw enfrentariam o maior desafio das suas vidas: a construção de um estúdio de cinema na Baía de Clearwater. O “estúdio” tinha seis plateaus independentes, um edifício administrativo, um estúdio para gravação e mistura de som, uma cantina e dormitório para os funcionários. Quando a construção terminou em 1967, quase dez anos depois de iniciadas, existiam 12 plateaus independentes, que permitiam a filmagem de uma dúzia de filmes em simultâneo. A Shaw Brothers subiu de uma média de filmes anual de 12 para 40. Mas, o que faz deste gigantesco estúdio um prodígio é o facto de estarem montados permanentemente, muralhas de cidades históricas chinesas, palácios, ruas e lojas, pontes e rios, permitindo produções massificadas, com custos mais baixos. Enquanto a concorrência fazia dramas sobre a classe média urbana, os estúdios Shaw centravam a produção nos épicos históricos, na ópera huangmei e, mais tarde, nos filmes de acção e kung fu, que serão a sua mina de ouro. Os funcionários viviam literalmeente nos estúdios com as suas famílias, tendo o trabalho passado de gerções em gerações.
Salienta-se algumas obras fundamentais (essenciais mesmo) para quem tem curiosidade, e para aqueles que pensam que os filmes de kung fu não podem ser complicados: o fabuloso Come Drink With Me (trailer aqui), a obra prima The Killer Clans (trailer aqui), o brilhante One Armed Swordsman (trailer aqui) e para nós aquele que é um marco na história dos Shaw Bros - Vengeance (trailer aqui), sem este não havia Kill Bill, e o Sr. Tarantino reconhece.

Sem comentários: