terça-feira, julho 12, 2005

NOVA YORK: TOMO I


Nova York e seus dias super azuis no inverno,
no outono com folhas douradas, amarelas,
alaranjadas... Concertos ao ar livre no verão, e
na primavera lotada de flores!! A capital do
mundo, vibrante e irresistível!!!!
Vamos para Nova York!
A cidade de Nova York está localizada na costa leste atlântica dos Estados Unidos, na foz do Rio Hudson. A cidade compõe-se de cinco distritos separados por cursos de água: Brooklyn e Queens, que ocupam a parte oeste da ilha de Long Island; as ilhas de Manhattan e de Staten Island; e o Bronx, ao norte, ligado ao continente. Vários distritos adjacentes, no próprio Estado de Nova York e no Estado de Nova Jersey, fazem parte da zona metropolitana.
A ilha de
Manhattan delimitada a oeste pelo Rio Hudson e a leste pelo Rio East, é a área mais turística e o centro financeiro e comercial da cidade. O plano urbano de Manhattan é inteligente e fácil para se orientar ; consiste basicamente de avenidas, que correm na direção norte-sul ou sul-norte, e ruas, que correm na direção leste-oeste ou oeste-leste. Tanto as ruas como as avenidas costumam ser numeradas (ex., Rua 46, Sexta Avenida) e as referências aos endereços nesta parte da cidade costumam incluir o cruzamento mais próximo (ex., número 1185 da Sexta Avenida, entre as Ruas 46 e 47 Oeste). A "Broadway" é uma via pública que corta a ilha diagonalmente na direção de norte a sul.

Manhattan é tradicionalmente dividida em bairros, da seguinte maneira aproximada:

Downtown (Centro) – abaixo da Rua 1;
Village – entre as Ruas 1 e 14; dividido entre Greenwich Village (a oeste da Broadway) e East Village, a leste da Broadway;
Chelsea – entre as Ruas 14 e 34;
Midtown – entre as Ruas 34 e 59;
Upper West Side – entre as Ruas 59 e 110, a oeste da Quinta Avenida;
Upper East Side – entre as Ruas 59 e 110, a leste da Quinta Avenida;
Harlem – entre as Ruas 110 e 145

Sem comentários: