sábado, outubro 27, 2007

2009: O Ano da Revolução (parte 1)

Passaram 10 anos desde Titanic, o último filme de James Cameron, que parecia ter se rendido de vez aos documentários e ao desenvolvimento de novas tecnologias para o celulóide, nomeadamente na área do cinema digital. Para terem ideia, a companhia de Cameron foi responsável pelo desenvolvimento das camaras digitais utilizadas nos ultimos Star Wars, e nos documentários á volta do naufrágio de Titanic, sem as quais não seria possível captar imagens a tanta profundidade e com tal definição.
Então durante estes 10 anos, o que andou o Homem a engendrar? Rezam as crónicas, que durante a edição do festival de Cannes em 2004, com a estreia a concurso de Ghost in The Shell: Innocence, Mamoru Oshii, amigo e "afilhado cinematográfico" de Cameron, reuniu-se com o seu padrinho americano para uma sessão de auto-bajulação (oh! gosto tanto dos teus filmes...e eu também dos teus!). Deste encontro, deu-se uma partilha de ideias e conceitos, e o encorajamento de Oshii para que J.C. (não confundir com Jesus Cristo) regressa-se ao grande ecrã, tendo inclusivé dado de bandeja o seu sonho - transpor para imagem real o Manga de Yukito Kishiro - Battle Angel. O desafio foi aceite e Battle Angel está já em pré-produção, com estreia agendada para 2009.
Mas o senhor não se resignou a ficar por aqui, tendo finalmente decidido levar para o cinema um projecto á muito guardado na gaveta, devido ao facto da evolução das novas tecnologias não ter ainda chegado ao ponto certo. Pois bem, estamos em 2007 e Avatar, o novo filme de James Cameron está neste preciso momento a ser rodado. O novo trabalho de James Cameron, está a causar perplexidade na comunidade, devido ao método de produção, tamanha a tecnologia que está a ser empregue no filme. Os boatos que correm revelam que o novo sistema de filmar do realizador é tão moderno que capta o movimento dos actores em live-action e transforma-os imediatamente em seres tridimensionais, sem necessidade de pós-produção.
O actor Joel David Moore revelou que as filmagens da longa metragem vão durar um ano (a duração média da rodagem de um filme é de 6 meses) e é um trabalho único. O actor refere "Li o guião e pensei que fosse um filme de ficção científica comum. Mas o que estamos a fazer é inovador e renovador em todos os aspectos. No ponto de vista tecnológico, isto fará história. As pessoas com quem estou a trabalhar estão a comparar o filme com a invenção da TV a cores".

O elenco do filme conta com Sigourney Weaver (Alien), Wes Studi, Peter Mensah (Mar de Chamas), CCH Pounder (da série 'The Shield'), Laz Alonso, Michael Biehn, Zoe Saldana (Piratas das Caraibas), Michelle Rodriguez e Stephen Lang.
Avatar é um épico de ficção científica e vai só vai estrear no Verão de 2009. A grande originalidade é que esta longa-metragem será totalmente filmada num novo formato digital a três dimensões, para ser visto também nesse formato nas salas de cinema. O valor estipulado para o orçamento é de 400 milhões de dolares.

O jornal britânico The Independent refere: "This kind of excitement is unusual for something that isn't a sequel and isn't based on an existing property -- Avatar is an original science fiction adventure created by Cameron more than a decade ago. The script has been featured on British magazine Empire's list of the 12 greatest unproduced scripts in Hollywood"

Sem comentários: