terça-feira, outubro 16, 2007

O Julgamento será Julgado

É verdade! É muito raro falarmos aqui de cinema português, as razões poderiam ser as mais variadas e são na verdade subejamente conhecidas por todos. Críptico este último parágrafo não? Na realidade aquilo que assumidamente poderemos apontar como defeito do cinema lusitano, é a sua excessiva teatralidade e a falta de bons argumentos, salvo raras excepções (Os Imortais) e o seu afastamento face ao espectador.

Leonel Vieira é um dos poucos realizadores que aposta num cinema para o grande público, acessível, mas que em obras anterioures tem falhado redondamente, recordemos (ou não!) o desastre que foi A Bomba (2001).

O Julgamento será a sua sexta longa-metragem e apresenta-nos um thriller centrado em três velhos amigos que reencontram alguém que acreditam ser um antigo agente da PIDE responsável pela morte e tortura de um antigo companheiro nos anos 70. É vos familiar? A nós sim! Efectivamente, recuando ao ano de 1994, Roman Polanski realizou um filme chamado Death and the Maiden, adaptado da peça homónima de Ariel Dorfman, que contava a história de Paulina, uma mulher que após a queda da ditadura identifica pela voz o homem que a torturou e a violou, quando ela fazia militância política. Paulina decide então "julgá-lo", apesar dos protestos do marido, que considera sua atitude precipitada além do facto do acusado alegar inocência.

Não temos nada contra o facto do filme de Vieira ser um remake do filme de Polanski, que por bom sinal até o adapta á realidade hístórica portuguesa, muitos foram já os filmes que foram alvo de um remake em Hollywood (lembremos o premiado The Departed, remake do filme de Hong Kong Infernal Affairs). O que nos deixa com a pulga atrás da orelha é o não assumir o que é evidente, fazendo com que o fantasma de plágio paire sobre a obra.

No Internet Movie Data Base temos então:


Writing credits(in alphabetical order)
Izaías Almada (ideia)
Vicente Alves do Ó (argumento)
João Nunes (argumento)

Perante isto procede-se ao acto de julgar!

Sem comentários: