quarta-feira, outubro 10, 2007

SUKIYAKI WESTERN DJANGO

Já por aqui fizemos referência a uma das ultimas obras do mestre Takashi Miike (sim! "uma das últimas", porque o homem tem uma média de 4 filmes por ano, fora uma série para tv) que tem recebido criticas bastante positivas. Sukiyaki Western Django é apadrinhado pelo seu fã nº.1 aka Quentin Tarantino, o qual também faz uma perninha na fita, e é uma espécie de wetern spaghetti japonês, mas falado em inglês por actores japoneses que não sabem falar inglês. Confusos? Também nós! Nada de mais para aqueles que já estão habituados ao cinema psicótico-alucinado de Miike.
O filme foi totalmente rodado no japão, tendo o realizador (vá-se lá saber porquê) insistido que o filme fosse falado em inglês. Ora se vos dissermos que a maioria dos actores, que entram no filme, não sabem falar a dita lingua o caos estaria instalado, mas nada que um realizador prolífico e desenrascado como Miike não conseguisse resolver. O argumento foi escrito num inglês fonético (em português seria "Áu áre iu mai meite") de modo a facilitar o trabalho e evitar de ter de se mandar os actores todos para a escolinha. O resultado poderia ter sido desastroso, mas o facto é que não é, este é um dos melhores filmes do autor de Audiction desde o seu muito afamado Ichi The Killer. É um filme de um humor corrosivo, espertalhão, brutalmente violento e intencionalmente kitch.

É um filme que foi feito de propósito para ser uma obra de culto, e que surprendentemte o consegue ser a todos os niveis. Só não o tentem ver sem legendas, porque o pessoal aqui fala em inglês com sotaque nipónico, o que se torna um verdadeiro inferno descodificar o que eles dizem. O Trailer anda por aqui.

Sem comentários: