segunda-feira, outubro 08, 2007

Kevin Bacon becomes Charles Bronson

A lei do talião é uma das temáticas mais antigas da história do cinema. Escreve-se com inicial minúscula, pois não se trata, como muitos pensam, de nome próprio. Encerra a idéia de correspondência de correlação e semelhança entre o mal causado a alguém e o castigo imposto a quem o causou: para tal crime, tal e qual pena. Está no Direito hebraico o criminoso é punido taliter, ou seja, talmente, de maneira igual ao dano causado a outrem. São várias as obras de referência sobre o tema da vingança, mas poucas são aquelas dignas de receber menções honrosas, lembra-mos aqui a trilogia magnifica de Chan Park Wook (Sympathy for Mr. Vengeance, Oldboy e Lady Vengeance). A presente temática ganhou uma dimensão relevante durante os anos 70 nos E.U.A., um pouco devido á história vivida naquele país, ao crescendo da violência em cidades como Nova Iorque etc. Filmes como Death Wish (1974) que viria a revitalizar a carreira de Charles Bronson, mais conhecido em Portugal como O Justiceiro da Noite e as suas infindáveis sequelas, punham a tónica do herói no Homem normal, frágil, com defeitos, moralmente duvidoso, algo que até então nunca tinha existido no cinema americano. A marca dos anos 70 no cinema americano, é uma ruptura com as convenções da altura, com o facto de se estar a viver uma guerra que viria a ser perdida, e com o facto da meca do cinema, através de pequenos filmes (Massacre no Texas, The Hills Have Eyes), ter necessidade de mostrar a violência tal qual como ela é - fria - e nunca glorificada.
Anos mais tarde o ciclo retoma-se com a estreia de Saw, e o então pequeno estudio Lions Gate a posta num realizador desconhecido James Wan, e num filme de extrema violência gráfica. Novamente as portas abrem-se para filmes politicamente incorrectos, como Hostel, remakes de Texas Chainsaw Massacre e afins.

James Wan realiza assim o primeiro Saw, que temos que reconhecer é um bom thriller dentro do género, como não viamos á muito, e depois de um desastroso Dead Silence regressa agora com este Death Sentence, que é nada mais nada menos do que um remake do filme Death Wish com Charles Bronson. O trailer é muito forte e poderá ser uma surpresa!



Sem comentários: