segunda-feira, maio 09, 2005

O Admirável Mundo de Chan-wook Park e o Simpático Sr. Vingança

Lembram-se do que é entrar numa sala de cinema? De sentir a antecipação do que está para vir, de nos sentirmos ansiosos, expectantes face a algo que ansiamos ver, de nos sentirmos deslumbrados quando a sala escurece, a cortina sobe, e os primeiros fotogramas começam a surgir. É aquela sensação mágica de entrarmos num mundo novo, com uma linguagem nova, que nos devolve sentimentos nem sempre presentes de espanto e perplexidade. È o coração a bater depressa quando ouvimos os primeiros acordes da partitura sonora, é o sentimento de quase alienação face à nossa vida que fica à porta. A verdade é que se pensarem bem, podem se contar pelos dedos de uma mão os filmes que vos fizeram sentir assim (pelo menos eu posso).Lembro-me da primeira vez que vi no cinema o Regresso ao Futuro, Os Salteadores da Arca Perdida, 2001: Odisseia no Espaço, e de sentir algo que muito dificilmente se consegue pôr em palavras. Não querendo parecer um velho, parece-me que hoje vai-se ao cinema com uma leviandade quase criminosa, parece que vamos ver por ver, porque os outros vêm, porque o filme custou x, porque é com aquele que fez o…Eu sei! Eu também já fiz isso muitas vezes.
Mas, estou a falar-vos daquela sensação de sair de uma sala de cinema e não ter palavras, de não dizer nada à pessoa que está connosco, de sentir-mos que acabámos de presenciar algo de novo!...Eu falo por mim não é todos os dias, nem todos os anos que isto me acontece…de ficar sem palavras, de ficar com imagens gravadas na mente, de tentar pensar acerca daquilo que vi e senti.
Tudo isto a propósito do primeiro filme de Park que inicia a sua trilogia sobre a vingança. Com este primeiro filme de nome Sympathy for Mr Vengeance (seguir-se ia Oldboy e brevemente no final deste ano Sympathy for Lady Vengeance) posso-vos contar que assisti aquilo que acredito ser algo de completamente novo e é daqueles filmes que não vou dissertar acerca da história ou mesmo impingi-lo a terceiros. Parece bastante egoísta, mas acho que filmes destes não se impõe, mas sim descobrem-se. Henry Miller escreveu algures que o jogo do artista é ingressar na realidade. È ver para além do mero desastre que a imagem de um campo de batalha oferece ao olho nu.
Talvez um dia haja um distribuidor de cinema português corajoso e então veremos esta obra-prima absoluta onde ela merece ser vista, numa sala escura cheia de gente.
Sympathy for Mr. Vengeance Trailer :
Oldboy Trailer :
Sympathy for Lady Vengeance Trailer:

Sem comentários: